Advogado em Inventário e Partilha

Saiba mais sobre o processo de Inventário e como funciona a Partilha de Bens.

O processo de inventário é o momento em que se deve apurar os bens deixados pelo falecido, realizar a avaliação e verificar se foram deixados outros direitos ou  dívidas.

Este é o procedimento para que então possa se fazer a divisão e transmissão dos bens aos herdeiros legais e testamentários. 

Para realização do inventário, é necessário o acompanhamento de um advogado, o qual realizará os procedimentos necessários para encaminhamento do do seu processo.

O Inventário pode se processar por meio de uma ação judicial, extrajudicialmente  ou pela simples adjudicação de bens, normalmente utilizado quando só há um herdeiro.

 

O procedimento extrajudicial, por meio de escritura pública, se dá quando o falecido não deixa testamento, estando todos os herdeiros capazes e em pleno acordo quanto a partilha de bens, e o de cujus não possuir ações cíveis, criminais ou federais.

Caso ocorra alguma das situações narradas acima, então deverá o Inventário tramitar na Justiça, mediante uma Ação de Inventário.

Ficou com alguma dúvida? Nos contate, estamos prontos para auxiliá-lo a encaminhar o seu processo de Inventário e Partilha.

 

Fábio Chitolina - Advogado

Alguma dúvida?
Consulte agora um advogado.
 
54 9 8408-6482

 

Rua Sinimbú, 2211, sala 403, Centro, Caxias do Sul.

Envie sua dúvida.

Chitolina Advocacia Trabalhista

Adv. Fábio Chitolina - OAB/RS 76.973

Adv. Sandra Fank - OAB/RS 114.117